terça-feira, 28 de agosto de 2012

Concílio Vaticano será debatido


Simpósio

Concílio Vaticano será debatido

28.08.2012
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1175195

Evento é do Movimento Formação Cristã Libertadora, com pessoas de várias denominações

O Movimento de Formação Cristã Libertadora realiza, na cidade de Fortaleza, nos próximos dias 30, 31 de agosto e 1º de setembro, o Simpósio Teológico “50 Anos do Concílio Vaticano II e 40 Anos da Teologia da Libertação - O que o Espírito diz às Igrejas?”. O evento será realizado no Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja, no Centro da cidade.

Estarão presentes ao evento o bispo-emérito do estado de Goiás e um dos fundadores e assessor da Comissão Pastoral da Terra, Dom Tomás Balduíno, além da teóloga Mercedes de Budallés Diez, e do padre Francisco de Aquino Júnior, doutor em Teologia na Westfälischen Wilhelms-Universität de Münster, da Alemanha, e presbítero da Diocese do município de Limoeiro do Norte.

Conforme uma das coordenadoras do evento, Stella Maris, junto aos debates relacionados ao Concílio Vaticano II e à Teologia da Libertação, também serão ressaltados questionamentos sobre a forma como a Igreja Católica adota o ensino cristão em Fortaleza, por exemplo, assim como “o porquê do fechamento da igreja contra a teologia da libertação”, conforme Stella.

Críticas

Ela ainda destaca a necessidade de mais espaços para os leigos debaterem as questões relacionadas ao cristianismo e acrescenta que serão levantadas críticas construtivas sobre os temas.

O Movimento Formação Cristã Libertadora reúne em sua composição uma série de homens e mulheres de diversas denominações cristãs, preocupados com a crescente irrelevância do ensino teológico-catequético na preparação de cristãos para as grandes questões humanitárias debatidas na atualidade.

O objetivo maior é mostrar que “outro Cristianismo é possível”, moderno e esclarecido na sua compreensão das verdades da fé, sensível e combativo frente ao drama dos empobrecidos e marginalizados na nossa sociedade, respeitoso e acolhedor no trato com pessoas de outras orientações de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário