terça-feira, 28 de agosto de 2012

50 ANOS DO CONCÍLIO VATICANO II E 40 ANOS DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO: O QUE FOI QUE HOUVE?



Durante este ano são celebrados dois eventos de maior importância da e para a Igreja Católica, como também para toda a sociedade:
 50 anos do Concílio Vaticano II e 40 anos da Teologia da Libertação.
Lamentavelmente o primeiro acaba de ser pouco vivido quanto a sua importância e relevância no que diz respeito à visão e à prática que deveríamos ter a respeito da missão da nossa Igreja como “Povo de Deus”, isto é, uma Igreja não-clerical e sim laical, o que significa dizer uma Igreja na qual é dada aos leigos, ao povo a devida importância no exercício de suas tarefas, podendo assumir seus compromissos de maneira adulta, sem ser tutelado por quem quer que seja e que teria como resultado que esta Igreja, inserida no mundo, tornar-se-ia de fato “sal da terra” e “luz do mundo”.
 Quanto à Teologia da Libertação constatamos lamentavelmente que a mesma tem pouco reconhecimento hoje em dia, tendo passado por julgamentos negativos e infundados, que não cessam até aos nossos dias, principalmente por pessoas que nunca leram uma página sequer de tantos escritos de maior profundeza e reflexão cristã sobre a vida, a fé, a Igreja e o mundo.
 Dom Aloísio afirmava a respeito desta Teologia “que ela concretizou a vivência da fé, partindo da própria realidade e levando a uma pastoral que toca a vida do povo.” Dom Aloísio afirma “que a TdL trouxe a problemática do povo definitivamente para dentro da Igreja”.
Todos que estiverem interessados em refletir a respeito da importância do Concílio Vaticano II e da Teologia da Libertação são convidados a participar de um simpósio teológico que realizar-se-á no Centro Pastoral (rua Rodrigues Junior, 300).
 Entrada franca.
Na quinta-feira, às 19:00, estará conosco Dom Tomás Balduino, bispo emérito de Goiás, que dará seu testemunho sobre a “fidelidade e infidelidade da nossa Igreja ao espírito do Concílio Vaticano II”.
 Na sexta-feira, também às 19:00, será a vez da teóloga Mercedes Budallés Diez, que refletirá sobre a “Igreja-fermento de emancipação humana dentro da Igreja-massa dos eventos midiáticos”.
 E sábado, a partir das 08:00, Padre Francisco de Aquino Junior deseja refletir conosco acerca de “temas da Teologia da Libertação que são irrenunciáveis ao caminhar da Igreja”.
Aproveitemos deste momento para nos enriquecer na caminhada da nossa fé e da vivência a partir de uma Igreja “Povo de Deus”. Nunca somos velhos, sabidos, nem mesmo sábios demais para podermos aprender algo de bom para nossa vida!
Geraldo Frencken

Nenhum comentário:

Postar um comentário