quarta-feira, 2 de maio de 2012

CEBs realizam “Domingo da Fraternidade” na Barra do Ceará



Uma manhã de domingo cheia de graça e calor aconteceu no dia 29 de abril na comunidade São José, na Área Pastoral da Barra do Ceará. Era o encontro entre a Coordenação Arquidiocesana de CEBs, em visita missionária, e irmãos e irmãs da caminhada das comunidades de base e das pastorais sociais daquela região.
Objetivos do encontro eram fortalecer a união entre as comunidades, integrar antigas lideranças com os jovens que agora estão descobrindo as CEBs, estreitar os laços entre coordenação arquidiocesana e as bases das CEBs, experimentar a alegria de juntos estarmos lutando o bom combate. Tema da reflexão, feita em mutirão, foi: Como salvaguardar a nossa identidade eclesial particular de CEBs (carisma profético, opção preferencial pelos pobres e desvalidos que leva à priorização das pastorais sociais, leitura libertadora, não-fundamentalista e não-moralista da Bíblia) no atual clima restaurador e devocionalista da Igreja Católica? A troca de idéias foi bastante proveitosa e fortaleceu a vontade de tod@s de ocupar mais espaço na “cena eclesial”, defendendo “o nosso jeito de ser igreja, sempre”. A oração inicial girou em torno do exemplo do samaritano que, embora heterodoxo, teve mais amor ao próximo do que sacerdote e levita, ou seja, aos olhos de Deus mais vale ortopráxis do que (pretensa) ortodoxia.
A comunhão animada no café da manhã e, no final, durante o grande almoço comunitário foi espetacular. O nosso “muito obrigado” aos irmãos e irmãs da Área Pastoral da Barra por nos proporcionarem tamanha felicidade! “Minha gente, venha ver a nossa felicidade! Como é bonito e gostoso viver em comunidade!” (Edilson Barros).

Serviço: Carlo Tursi

Nenhum comentário:

Postar um comentário